segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Danças celtas/irlandesas


  Muitos já ouviram falar do sapateado irlandês do Riverdance e do famoso Lord of the Dance e de vários outros grupos e danças irlandesas, porem suas origens e sua evolução é desconhecida de muita gente.
Confira um pouco mais sobre as danças  Irlandesas.



A história da dança irlandesa é por parte fruto de constantes deslocamentos de tribos e povos, através de migrações e invasões chegavam a irlanda. Cada um desses povos trouxeram consigo suas varias formas de danças e músicas. Há poucas referências sobre o surgimento das danças irlandesas, mas há evidências que as origens dessas danças remontam os tempos dos Druidas, quando os antigos povos Celtas faziam danças circulares em festivais e comemorações religiosas da época, curiosamente suas influencias estão presentes até hoje nas ” Ring Dances”. Quando os celtas chegaram na Irlanda, provenientes da Europa Central há mais ou menos dois mil anos, eles trouxeram consigo suas danças próprias que contavam acontecimentos de sua cultura. Há relatos das danças irlandesas cerca de 400 dC, depois da conversão de parte daqueles povos ao cristianismo, os novos sacerdotes adaptaram o estilo pagão de ornamentação para produzir seus manuscritos, enquanto os camponeses mantiveram as qualidades de sua música e dança.
Três principais danças irlandesas são mencionados com muita freqüência nos escritos do século XVI: o “Irish Hey”, “Rinnce Fada” (dança de comprimento) e o Trenchmore. Uma das primeiras referências à dança é, em uma carta escrita por Sir Henry Sidney para a rainha Elizabeth I em 1569. “Elas são muito bonitas, magnificamente vestidas e seus bailarinos são de primeira classe”, escreveu Sidnei quando via as meninas dançando entusiasmadas o “Irish jigs” em Galway.
Sydney passou a descrever a formação da dança, observando os dançarinos em duas linhas retas que sugere que eles estavam realizando uma primeira versão da “Rinnce Fada“.
Durante meados do século XVI, as danças foram realizadas em grandes salões nos castelos recém construídos. Algumas das danças foram adaptadas pelos invasores ingleses no seculo XVI que levaram a dança irlandesa para a corte da Rainha Elizabeth. Uma dessas danças era a “Trenchmore”, que era uma adaptação de uma velha dança camponesa, popular na irlandesa. A partir desse período um outro estilo de dança chamado “Hey” se tornou popular, onde as dançarinas dançavam em torno de seus parceiros, esse estilo é o precursor da dança “Reel” de hoje.


Quando o Rei James desembarcou em Kinsale, no condado de Cork, em 1780, ele foi bem recebido pelos dançarinos. Três pessoas ficaram lado a lado, cada um segurando as extremidades de um lenço branco. Diante de músicas lentas eles foram seguidos por casais dançando, cada par, segurando um lenço entre eles. O ritmo da música aumentou e os bailarinos realizaram uma variedade de coreografias animadas.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra gente.