sábado, 4 de agosto de 2012

Beowulf


Beowulf é um poema épico, escrito em língua anglo-saxã com o emprego de aliteração. Com 3.182 linhas, é o poema mais longo do pequeno conjunto da literatura anglo-saxã e um marco da literatura medieval.
Apesar de haver sido escrito na atual Inglaterra, a história se refere a eventos ocorridos na Escandinávia, mais especificamente nas atuais Suécia e Dinamarca.

O poema narra as aventuras de Beowulf, herói com força sobrehumana, originário da tribo dos geats (na atual Götaland, Suécia). Ao ouvir as desventuras que afligem a corte do rei Hrothgar, na Dinamarca, Beowulf viaja com um pequeno grupo de guerreiros a esse país, onde é recebido pelo rei em Heorot, o grandioso salão da corte. Logo ao chegar o herói se oferece para livrar Hrothgar e seu povo dos ataques de Grendel, uma criatura monstruosa, descrita como descendente do clã de Caim e verdadeiro símbolo do mal encarnado, que devora homens inteiros. O herói vence e mata Grendel em duelo, utilizando como arma apenas as suas mãos nuas. Seguidamente, a mãe de Grendel, também ela uma criatura monstruosa, vem vingar a morte do filho com novas carnificinas.



Beowulf Um matador de monstros é contratado para destruir a fera que ameaça o reino dos vikings. mas sua ambição o leva a fazer um trato com a mãe do monstro, tornando-se dono do ouro e do próprio reino, mas pagará um alto preço. 



Um ótimo filme que "retrata" bem a era vikings, exploradores, guerreiros, comerciantes, piratas nórdicos (escandinavos), espadas, bebidas (hidromel)..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra gente.