quarta-feira, 18 de julho de 2012

Países Nórdicos

Sou um apaixonado por mitologia em especial a Nórdica, mesmo com livros, filmes sei que não conheço nem metade da história, mas como diz o "ditado" -Ninguém nasce sabendo de tudo. Bom mas ainda não é nesta postagem que vamos falar sobre mitologia, na verdade quero apenas mostrar a todos guerreiros os países de origem vikings, os países Nórdicos.. Sempre tive dúvidas, quais países realmente fazem parte?! Os países nórdicos compõem uma região da Europa setentrional e do Atlântico Norte, que consiste na Dinamarca,Finlândia,Islândia,Noruega e Suécia, e seus territórios associados, que incluem as Ilhas Faroé, Gronelândia, Svalbard e Aland.
A região de cinco estados-nação e três regiões autônomas compartilham uma história em comum, bem como traços comuns em suas respectivas sociedades, como o sistemas político e o Modelo nórdico. Politicamente, os países nórdicos não formam uma entidade separada, mas cooperam no âmbito do Conselho Nórdico. Linguisticamente, a área é heterogênea, com três grupos linguísticos independentes. Os países nórdicos têm uma população combinada de cerca de 25 milhões de pessoas espalhadas por uma área de terra de 3,5 milhões de km² (a Groenlândia corresponde por 60% da área total). Países Nórdicos por PIB (Em milhões de dólares) 21 Suécia 444,585 25 Noruega 413,511 32 Dinamarca 304,555 36 Finlândia 231,982 110 Islândia 12,767.

 "Escandinávia" Mapa da Escandinávia e Europa Setentrional
é por vezes utilizado como sinônimo para os países nórdicos, embora dentro desses países os termos sejam considerados distintos. A Escandinávia é uma região geográfica e histórica do norte da Europa e que abrange, no sentido mais estrito, a Dinamarca, a Suécia e a Noruega; num sentido mais lato, o termo pode também abranger a Finlândia e, mais raramente, as ilhas Feroé e a Islândia. Qualquer que seja a definição usada, considera-se a península Escandinava como núcleo principal da Escandinávia. Ao conjunto Escandinávia + Finlândia dá-se também a designação Fino-Escandinávia (em inglês: Fenno-Scandia). Devido às sucessivas vagas de glaciação, a Escandinávia foi repetidamente despovoada e desprovida de fauna e flora terrestres ao longo do tempo. Os estudiosos a apontam como a terra de origem de uma parte dos povos germânicos e dos Vikings. Assim como aquela que é referida como Scandza. Por ser uma região puramente histórico-geográfica, a Escandinávia não corresponde a nenhuma fronteira política definida. O uso do termo é muitas vezes incerto, ora incluindo, ora excluindo países vizinhos da península Escandinava.

Etimologia
 Os termos "Escandinávia" e "Escânia" (Skåne) possuem a mesma etimologia. A fonte conhecida mais remota para o termo "Escandinávia" é a História Natural de Plínio, o Velho, datada do século I d.C. Outras referências à região são encontradas em Píteas, Pompônio Mela, Tácito, Ptolomeu, Procópio e Jordanes. Acredita-se que o nome usado por Plínio possa ser de origem germânica ocidental, referindo-se originalmente à Escânia. Segundo alguns dos principais estudiosos do tema, a raiz germânica pode ser reconstruída como *Skaðan ("perigo" ou "dano"); já o segundo segmento do termo é reconstruído como *awjo ("terra na água" ou "ilha"). O nome "Escandinávia" poderia então significar "ilha perigosa", uma referência talvez aos traiçoeiros bancos de areia em volta da Escânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante pra gente.